Gourmetidos

Aventuras o roteiro gourmet intinerante dos nossos editores

veja mais aventuras

Paulista genuinamente paraibano!

por Redação / Última Atualização em 7 de novembro de 2012

Se há um prato que é capaz de reunir pessoas, ocasionar conversas e muitos sorrisos, esse prato certamente é a pizza. Na dúvida, e ainda mais na certeza, a delícia redonda e sempre quentinha é capaz de unir em uma conversa animada amigos queridos ou mesmo pessoas que nunca se viram… Ainda mais quando uma das pessoas sentadas à mesa é o paulista que batiza uma das pizzarias mais badaladas de João Pessoa.

Há 15 anos a Pizzaria do Paulista vêm fazendo história, uma história que começa, na verdade, bastante despretensiosa, quando Marco, o famoso paulista, resolve fazer do hobby o negócio da família. Durante a nossa conversa, regada a lembranças e sabores, o Paulista nos conta que nas passagens que fazia pela capital paraibana costumava sonhar com o dia em que traria os filhos e a esposa para morar sob o sol e a liberdade da linda cidade.

Não demorou muito para que o sonho se realizasse e a família inteira se mudasse para a terrinha. Chegados a pouco mais de 20 anos o casal, que até hoje conserva uma áurea enamorada, instalou-se numa casa grande e espaçosa na Av. João Câncio. Marco, um descendente de italianos apaixonado por massas, adorava o lugar, contudo sentia muita falta daquela que, certamente, é uma das comidas favoritas dos paulistanos: Pizza.

E foi com as próprias mãos que o Paulista construiu o primeiro dos muitos fornos de lenha que construiria. As festas dos fins de semana costumavam sair quentinhas do forno à lenha feito por Marco. Quentinhas e deliciosas as pizzas do Paulista deixavam os amigos e convidados com gostinho de quero mais. Porém, a diversão só virou trabalho quando nas confusões do governo Collor a empresa em que ele trabalhava fechou  a sede em João Pessoa.

Maria do Carmo, esposa de Marco, e os filhos Bruna e Marquinho já estavam apaixonados pela terra onde o Sol nasce primeiro, voltar para a “paulicéia”  já estava fora de cogitação. Mas o que fazer para ganhar dinheiro? A resposta estava na boca do forno; “Fazer Pizza!”.

O serviço começou devagar, o Paulista nos conta sorrindo que havia domingo em que eles chegavam a vender surpreendentes “8 pizzas!”. Contudo, aos poucos as coisas mudaram e a casa da João Câncio tornou-se a mesa da primeira Pizzaria do Paulista. Hoje, a casa, que continua no mesmo lugar, trás consigo pedacinhos dessa história nas fotografias em preto e branco espalhadas pela parede e na decoração aconchegante que nos aproxima ainda mais da história dessa família de “Muito trabalho e bastante união”.

E os detalhes da decoração não ficam por ai, as garrafas de vinho que decoram o lugar nos parecem convintes para ficar um pouco mais. E o cardápio, que nos apetece pela variedade oferece ainda um fato curioso,  a sessão Pizza Dreams, onde a pizza dos sonhos dos clientes vira opção oficial. Nessa seção, as pizzas excêntricas, ou mesmo as simples, que povoam o imaginário ganham contornos pessoais, a começar pelo nome, uma vez que são batizadas com a alcunha do idealizador. Entre as pizzas do cardápio encontra-se a Bruna, a primeira idealizada pelo próprio paulista e que recebe, carinhosamente o  nome de sua filha.

Para celebrar essa noite e essa história tão gostosa, o Paulista nos ofereceu uma igualmente deliciosa Pizza metade Margahita, metade Calabresa.

A pizza de calabresa com bastente cebola não podia estar mais deliciosa.

A massa crocante, coberta de queijo e com toques de manjericão atiçaram o paladar enquanto a conversa animada ainda rendia.

Contudo, não poderíamos nos despedir do Paulista sem provar aquela que para ele é a rainha das Pizzas! Pizza de Banana!

E quanta delicia na redonda que mistura o doce da fruta ao leve salgado da mussarela! Isso sem falar no recheio companheiro que dividiu o disco, a pizza tentação que as gourmetidas fizeram questão de comer rezando!

Saímos da casa tentadas a voltar muitas outras vezes, seja pela pizza maravilhosa ou pela conversa amiga e solta que o paulista oferece aos confrades.

Pizzaria do Paulista

Av. João Câncio da Silva, 490 Manaíra 

João Pessoa – PB

Fone: (83) 3247-7948

Por Cybele Soares

1 Comentário:
  • Thalyta Costa em 08/08/2012 20:13 comentou:

    Uma bela história da Pizza e da família paulistana que, sem dúvidas, deixa o paladar de nossa cidades bem mais aguçado em vários sentidos. De fato tudo é bem DELICIOSO, desde o sorriso e simpatia da família paulista até o sabor indescritível das pizzas.

Deixe seu comentário:

1

comentário
Imprimir