Gourmetidos

Dicas o roteiro gourmet intinerante dos nossos editores

veja mais dicas

Pizza Saudável

por Redação / Última Atualização em 27 de abril de 2013

Para aqueles que resistem a comer uma pizza, com medo de ganharem uma gordurinha extra, aqui estão boas notícias.

O nutricionista escocês Mike Lean, da Universidade de Glasgow, criou uma pizza saudável. Segundo ele, é a primeira pizza que contém os todos nutrientes necessários.

A ideia de uma pizza saudável surgiu de uma «frustração», explicou à BBC o nutricionista e professor do Departamento de Nutrição Humana, que, depois de realizar um estudo «às refeições pré-preparadas pelos cinco maiores supermercados na Escócia», chegou à conclusão que a «maioria delas, consumidas em grandes quantidades, eram irremediavelmente desequilibradas».

Ou seja, as refeições analisadas tinham «a quantidade de sal e de gorduras saturadas que se deveria consumir num dia inteiro ou mais». «Os nutrientes que precisamos diariamente não estão neste tipo de refeições», concluiu o nutricionista.

Que ingredientes então?

Donald Maclean, empresário que trabalha em parceria com o nutricionista, pesquisou no mercado e descobriu que «a alga marinha é um ingrediente novo, interessante e muitas vezes usado em pães artesanais».

É, segundo Maclean, «uma forma de reduzir o nível de sal». «O conteúdo de sódio da alga marinha é cerca de 3,5% comparado aos 40% do sal», observou, além de ter «iodo, vitamina B12 e um sabor excelente».

Esta pizza é composta por tomate e pimento vermelho, para aumentar a dose de vitamina C, além de enriquecida com magnésio, potássio, ácido fólico e vitamina A.

«Da forma como as recomendações são estabelecidas, a pessoa tem 20% dos nutrientes e calorias com o pequeno almoço, 30% com o almoço, 30% com o jantar e mais 20% com lanches», acrescentou.

As pizzas serão vendidas apenas congeladas, uma vez que testes demonstraram uma melhor conservação dos nutrientes.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt

Deixe seu comentário:

0

comentários
Imprimir