Gourmetidos

Notícias o roteiro gourmet intinerante dos nossos editores

veja mais notícias

Categorias:

“O chocolate só vai durar 15 ou 20 anos”

por Redação / Última Atualização em 12 de julho de 2012

O Salon du Chocolate, maior feira sobre o tema, com 17 anos de existência e mais de 90 edições ao redor do mundo, estreia na América Latina, no próximo mês, em Salvador, na Bahia. No evento, inédito em um país produtor de cacau, será mostrado, também pela primeira vez, todas as etapas do processo produtivo do chocolate. À frente da empreitada está Diego Badaró, coordenador do evento e proprietário da Amma Chocolate.

iG: O chocolate está mesmo com os dias contados?

Diego Badaró: Sim. Essa será a principal discussão desse encontro. Se não forem tomadas medidas importantes agora, ele só vai durar

15 ou 20 anos.

iG: Por quê?

Diego Badaró: É um problema cíclico. A exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que um produto seja considerado chocolate é que tenha 25 por cento de cacau na receita, e grande parte dos produtos comercializados só tem 10 por cento desse ingrediente. Não são chocolate, são “sabor chocolate”. Isso faz com que o preço do cacau caia e, por isso, as novas gerações não querem mais trabalhar no cultivo do cacau. Assim, o ongrediente vira commodities e é desvalorizado. Por conta disso, não temos produtores, hoje, com menos de 50 anos e não houve a transferência de conhecimento. E a cultura do cacau é muito delicada, tem que ser manual, não dá para substituir a mão de obra humana por máquinas.

Fonte: comida.ig.com.br

Deixe seu comentário:

0

comentários
Imprimir