Gourmetidos

Receitas o roteiro gourmet intinerante dos nossos editores

veja mais receitas

Tagliattelle à moda Ugo Guimarães

por Redação / Última Atualização em 2 de agosto de 2012

Nosso chef por um dia é um gourmet de mão cheia. Ir  para cozinha criar e fazer leituras próprias das iguarias que come pelo mundo a fora é um raro prazer. O médico Ugo Guimarães está para família como o manjericão está para o tomate: harmonia e complemento perfeito. Casado com Tereza Ribeiro  é pai de Magda e Maria Tereza, três lindas mulheres que habitam no seu mundo generoso e são expectadoras das maravilhas que prepara para a família e os amigos. É nessa arte que ele se supera cada vez mais.

Adora viajar para fazer turismo gastronômico. Entre as lembranças gustativas mais recentes está o restaurante À Você, em Nova York.

Ugo foi para cozinha fazer uma massa super especial, com tempo máximo de preparo de 35 minutos, para o quadro gourmetidos na TV, exibido no JPB 1º Edição, das Tvs das Tvs Cabo Branco e Paraíba. Evidente que não poderíamos deixar de transformá-lo no nosso chef por um dia, aliás, ele é chef todos os dias.

  

Super organizado na cozinha preparou sua mesa de trabalho com a mesma desenvoltura que opera os instrumentos numa mesa de cirurgia.  Aqui com facas e panelas. Para fazer o prato ele utilizou uma única panela, a poderosa Lyon da Tramontina que retém o calor dez vezes mais que as outras.

Com esta massa ele merece aplausos. Antes porém um brinde! Com vocês o chef Ugo Guimarães:

Tagliattelle à moda Ugo Guimarães

Ingredientes:

5 colheres de azeite

1 cebola grande picada

½ pimentão picado

3 tomates sem pele picados

1 talo de alho poro cortado em rodelas finas

750 gramas de filé em tirinhas temperados com azeite, sal e pimenta do reino moída

1 litro de caldo de carne preparado com ossobuco

350 ml de vinho tinto seco

500 gramas de massa tagliattelle ou lazanhetti

500 gramas de creme de leite

Queijo parmesão à  gosto

Queijo Brie para decorar

 

Modo de preparar:

1. Doure a cebola no azeite. Em seguida coloque o pimentão, o tomate o alho poro. Deixe refogar por um três minutinhos essa mistura.

2. Coloque a carne e refogue um pouco mais, em seguida acrescente o caldo de carne. Cozinhe um pouco e acrescente o vinho tinto.

3. Quando apurar e levantar fervura arrume os ninhos da massa incorporando delicadamente ao molho e a carne. Cozinhe aproximadamente por 7 minutos cozimento que garante a massa al dente.  A massa fica tingida com a cor do vinho é fantástico.

4. Para finalizar desligue o fogo e coloque o creme de leite. Deixe descansar por três minutinhos com a panela tampada.

5. Para montar o prato faça uma cama de queijo parmesão ralado por cima da massa. Para decorar duas fatias finas de queijo Brie e uma colher do molho da panela.


 
 
Créditos: Ana Márcia e Giovana Rossini

 

Deixe seu comentário:

0

comentários
Imprimir